Vintage: melhor guia para encontrar antiguidades no Porto

Vintage: melhor guia para encontrar antiguidades no Porto

Ok, sim, este artigo é mais para as meninas do Porto. Mas as meninas do resto do país não têm motivo nenhum para se queixar. Porque também podem tirar ideias e, além disso, é só mais um motivo para visitarem esta cidade, perfeita para fins de semana românticos e saídas especiais. Sem ideias?

Transformar objetos antigos em decoração vintage

Transformar objetos antigos em decoração vintage

Lojas de Velharias

Quem andar a pé pelo Porto acabe sempre por conhecer mais destes espaços. Felizmente para ti, é o que fazemos. Por isso podemos dizer-te, sem rodeios, se o vintage que procuras é o de vestuário, o melhor local é a Rua Formosa. Trata-se de uma rua central, que fica mesmo perto de tudo. As lojas Rosa Choque, Absolutribut e Pó de Arroz são paragens obrigatórias. Mas isto é só uma nota, porque hoje não estamos aqui para falar de roupa.

Perto de São Lázaro também há algumas lojas a visitar. Mas a que não podes perder chama-se Mercatudo. É grande (apesar de parecer pequena, vista de fora) e tem uma variedade chocante. Os preços não serão os mais baixos para todos os objetos, mas os objetos valem mesmo a pena o preço deles. Acredita.

Na Rua Mouzinho Silveira, também vais encontrar uma pérola (mas tens que estar atenta, porque não é espalhafatosa nem uma loja nova que tem ar antigo – é mesmo antiga), onde encontras brinquedos, latas, objetos e mobiliário antigo, para todos os gostos. Quanto mais pó, melhor.



Latas decorativas vintage

Latas decorativas vintage

Finalmente, um último local para lojas em segunda mão: centro comercial de Cedofeita. É para explorar e ajudá-lo a reanimar!

Feiras & Mercados

A Feira da Vandoma é um clássico da vida portuense. Aos sábados de manhã (mas manhã mesmo cedo, meninas, não é para dormir até às 9h) as Fontainhas fervilham de movimento, com um sem fim de espaços de venda, onde vais encontrar mesmo de tudo: livros, brinquedos, mobiliário, vestuário, calçado, acessórios, tapetes, instrumentos musicais, material de trabalho, etc. Como vês, é o sítio ideal para encontrar velharias e antiguidades e praticar uma atividade clássica de feira: o regateio! Ah, pois é! E mais? Tudo com uma vista privilegiada sobre o Douro. O nosso conselho para uma manhã perfeita? Uma Vandoma madrugadeira, seguida de um farto brunch tardio.

Mas mercados no Porto há muitos, e com muita regularidade.  O Urban Market, o Pink Market, os Mercados de Cedofeita… Só tens que fazer “gosto” nas páginas de facebook e ficar sempre a par de todas as novidades. Estes eventos, que acontecem durante todo o ano, mas mais ainda no Verão, ocupam vários lugares da cidade: zonas ribeirinhas, parques de estacionamento, o Hard Club (antigo Mercado Ferreira Borges), jardins da cidade, etc. E para além das velharias, encontras ainda iguarias caseiras e peças artesanais.

Em Vila Nova de Gaia, num determinado Domingo de cada mês, acontece ainda uma Feira de Troca de Livros e Artigos Culturais. Para leitores, nerds, geeks e intelectuais, há coisa melhor do que isto? A melhor parte? Não tens de gastar dinheiro: podes mesmo trocar!

Publicado por: Diana F. em 21 Novembro, 2014



Artigo anterior: « « Roupa de desporto inverno 2014 | Próximo artigo: Nova receita para as independentes: batata recheada » »

Vê também:


  • Célia

    Excelente guia…
    Toda a gente deveria visitar a feira da Vandoma pelo menos uma vez por mês. :)

    22 Novembro, 2014 at 10:11

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


6 × 2 =