Decoração: O teu espaço para trabalhar em casa

Decoração: O teu espaço para trabalhar em casa

Todos gostamos de pensar que em casa o trabalho não tem lugar (exceptuando tarefas domésticas, porque a essas ninguém escapa). Mas a verdade é que, seja com formações online, relatórios ou atualizações de procedimentos ou mercados, o maldito vem sempre atrás de nós. E quando finalmente o arrumamos para canto, logo vêm contas para tratar, e-mails para retornar ou até teses para terminar. Para tudo isto, é essencial ter em casa um espaço iluminado e organizado, que nos permita rapidez e eficácia máximas, com o maior conforto possível.

Independentemente do espaço que possuis para trabalhar, recordamos-te alguns-elementos chave e oferecemos-te algumas ideias que podes aproveitar.

Um dos pontos mais importantes e talvez um dos mais ignorados é a luz. Uma boa iluminação é essencial para prevenir um desgaste desnecessário do olhar. Se não quiseres ter muitas lâmpadas a gastar energia, ou a luz do candeeiro de tecto não chegar até ti, opta por focos direcionados para o local onde estás a trabalhar. Sem a luz apropriada vais cansar-te mais depressa, prejudicar a tua visão e podes ainda cometer erros enquanto trabalhas. Ao jogar com luzes utilizar a iluminação como elemento funcional e decorativo, tornando o teu espaço único, íntimo e personalizado.

É sempre bom conseguir separar o espaço de trabalho do espaço de lazer, porque ajuda-te a entrar no espírito certo para as tarefas que tens pela frente. Se não tens uma divisão única para este efeito, podes utilizar um biombo, uma estante ou uma cortina a teu gosto ou, simplesmente mudar as cores desse espaço, para uma palete que associes ao bom trabalho. O ideal é sempre contar com uma secretária e com uma cadeira confortável, que possas ajustar ao teu corpo, de forma a manteres uma postura correta (que só te vai tornar ainda mais elegante quando saíres com uns belos saltos altos). Até os leitores habituados a trabalhar com o computador no sofá conhecem a necessidade de endireitar o corpo.

Explora o novo catálogo do Ikea, com secretárias neutras e económicas, que podes adaptar ao teu estilo, aplicando cor através de aplicações, canecas para o material de trabalho ou até iluminações de papel no esqueleto.

Agora resta-te decorar e organizar o teu espaço. Foca-te, em primeiro lugar, nos materiais que utilizas com maior regularidade. Não invistas em objetos que vão ocupar o espaço de trabalho, por muito apelativos que possam parecer-te inicialmente. Tendo em vista os vários materiais que podes precisar, deixamos-te algumas formas criativas de organizar este espaço em modo low cost.



Os gulosos do Nesquik começam em vantagem. Na cozinha há muitas latas, mas estas não cortam, o que as torna ideais para projetos como os que te mostramos nestas fotografias.

Organizar com latas, The Graphic Fairy

Decoração: organizar com latas, The Graphic Fairy

O primeiro exemplo é o resultado de uma tutorial de The Graphics Fairy, que podem consultar aqui.

Organizar com latas,  Knick of Time

Decoração: organizar com latas, Knick of Time

Sugerimos-te ainda este tutorial de Knick of Time ou as 35 ideias de Red Ted Art.

Podes ainda aproveitar os recipientes de vidro dos iogurtes (que podes pintar) para guardar clips, elásticos, agrafos, utilizar uma garrafa para colocar uma flor ou uma vela, ou até para guardar conchas, ou alecrim e eucalipto.

Mais do que organizar, consegues decorar e personalizar o teu espaço, adaptando-o às tuas necessidades e ao tipo de trabalhos que tens para concluir.

Não te esqueças que ao reutilizar estes objetos tens uma tela em branco para imprimir a tua personalidade, os teus gostos e manias no espaço que vais ocupar.

Publicado por: Diana F. em 13 Setembro, 2014



Artigo anterior: « « Este ano o frio traz franjas e brilhantes com a Lanidor | Próximo artigo: Bacalhau com natas à antiga » »

Vê também:


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


4 − 3 =