É verão! Hora de regar e poupar!

É verão! Hora de regar e poupar!

regarplantas

Hora de regar e poupar

Chegou o verão e as plantas precisam de ser regadas com regularidade. O problema é controlar a dosagem de água segundo o solo e plantas. Assim, não irei falar de como decorar o teu jardim, esse tema ficará para a próxima, já que a rega é uma parte essencial para que tenhas o jardim dos teus sonhos e possas ser a inveja dos seus vizinhos. Ficam aqui algumas regras para que regues como deve de ser e poupes enquanto o fazes. Afinal, se tiveres estes cuidados também estarás a contribuir para que o teu jardim fique ainda mais radiante.

Rega sempre de manhã ou ao final do dia

São as alturas do dia mais frescas e a evaporação é mais reduzida.

Recicla a água

Pode não te fazer sentido esta frase mas é possível reciclar água. Podes espalhar baldes pelo jardim durante dias chuvosos, o que tem acontecido neste verão, e reutilizar a água para regar. Também podes armazenar a água usada nas lavagens e em cozeduras de alimentos que é desperdiçada quando se aquece.

Não regues demasiado os solo

Regar demasiado as plantas e flores pode matá-las, as plantas gostam de estar bem hidratadas mas não em exagero. Por isso, mal notes que o solo está a ficar empapado e a escorregar água, pára.



Elimina as ervas daninhas

As ervas daninhas prejudicam o consumo de água e de nutrientes que as tuas plantas precisam para estarem vistosas. Por isso, arranca-as regularmente.

Verifica a mangueira e equipamento de rega

Certifica-te que a mangueira ou outros equipamentos de rega não têm buracos porque isso desperdiça muita água e acaba por empapar-te o solo no qual a água cai.

 

O que importa é a qualidade

Para que o teu jardim esteja bem regado, tens de regá-lo durante um período de tempo mais extenso e em profundidade e não muitas vezes.

Organiza as tuas plantas pela quantidade de água necessária

Isto é um bom conselho porque assim é possível rentabilizar mais a água que usa e impede-te de regar demasiado plantas que podem precisar de pouca água e vice-versa.

regarplantas1

Hora de regar e poupar

Publicado por: Joana em 29 Julho, 2014



Artigo anterior: « « Decorar cadeiras de madeira | Próximo artigo: Uterque outono/inverno 2014-2015 » »

Vê também:


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


− 1 = 8