Decorar para o tempo frio

Decorar para o tempo frio

Não é todos os dias que redecoramos a casa. Por falta de tempo, meios ou disposição para grandes operações de bricolage, por muito que te esforces, nem sempre consegues dar à tua casa o brilho de novidade, diversidade ou ar fresco que queres. Verdade seja dita: por muito que gostemos da nossa casa, pequenas mudanças são sempre bem-vindas para quebrar a monotonia.

Aqui trazemos-te alguns pontos simples que podem ajudar-te a dar uma nova pele à tua casa.

Em primeiro lugar, se tens um baú, caixas de arrumação, uma despensa, um armário ou umas gavetas onde guardar tudo e mais alguma coisa, usa-os. Por muito que gostes das almofadas floridas que compraste certo dia, em certa loja, com a tua melhor amiga, às vezes não te apetece ver flor nenhuma. Por isso mesmo, ter um espaço de arrumação é importante para guardares alguns objetos de que continuas a gostar, enquanto decoras a casa com outros. O que podes guardar? Tudo: almofadas, mantas, velas e castiçais, jarras, molduras, quadros, revistas, cestos, latas, arranjos. Qual o benefício deste método? Para além de te permitir uma mudança a qualquer momento, impede que acumules objetos sobre objetos em cima dos móveis, que vão depois custar-te muito mais a limpar.

Os tons quentes: as cores terrestres e os tons avermelhados. Mas não te assustes, não tens de pintar as paredes para aquecer a tonalidade da tua casa. Cobre os sofás com uma manta diferente, utiliza almofadas com tecidos mais grossos e felpudos, troca as lâmpadas para um amarelo mais quente. Também podes substituir tapetes ou cortinados, os abajures ou as toalhas da cozinha.

Sala de estar Outonal - Country Homes & Interiors, photo by Spike Powell

Sala de estar Outonal – Country Homes & Interiors, photo by Spike Powell

Os tecidos e as texturas também evocam estações e ambientes distintos. O mármore está para o frio como a madeira para o calor.



Entrada outonal, Country Homes & Interiors, photo by Jon Day

Entrada outonal, Country Homes & Interiors, photo by Jon Day

Se tens uma lareira ou uma salamandra, não precisas de esconder a lenha: uma abordagem mais rústica pode poupar-te viagens molhadas e desagradáveis ao exterior. Inspira-te nas imagens abaixo.

Lenha em Casa

Lenha em Casa

Cesto com lenha © Copyright Johnér Bildbyrå AB

Cesto com lenha © Copyright Johnér Bildbyrå AB

E se gostas de decorar com fotografias, não precisas de comprar moldura atrás de moldura sempre que queres mudar de fotos. Numa caixa ou num envelope, dependendo da quantidade, guarda as fotografias de que mais gostas, já impressas. E depois varia a exposição, antes que a imagem se cole ao vidro com o passar dos anos. Mesmo se o retrato for um presente de alguém, não te sintas obrigada a olhar sempre para a mesma imagem. Afinal de contas, é a tua casa.

Como vês, é tudo uma questão de organização. Se ainda não tens um lugar onde atulhar os objetos que não queres na tua sala este mês, dá uma vista de olhos nas ofertas do Ikea.

Publicado por: Diana F. em 19 Setembro, 2014



Artigo anterior: « « Coleção Women’secret Outono 2014 | Próximo artigo: Cozido à Portuguesa » »

Vê também:


  • Ana

    Adorei estas ideias, vou aplicá-las no meu quarto!

    19 Setembro, 2014 at 17:40

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


× 4 = 4