As nossas janelas, de dentro para fora!

As nossas janelas, de dentro para fora!

As janelas são um elemento muito importante das nossas casas. São uma das nossas ligações ao exterior, uma forma de contacto e a entrada de luz natural para os nossos espaços íntimos. Por isso mesmo, achamos que as janelas mereciam algum destaque aqui no blog, principalmente chegados os dias de mais luz e mais calor.

Quando pensamos em decorar uma divisão, raramente pensamos para além das cortinas no que às janelas diz respeito. Muito excecionalmente, no Natal ou em festas de aniversário, lá vamos nós decorar os vidros com neve artificial, ou os barões com mensagens felizes e balões! Mas as nossas janelas podem ser lugares de destaque nas nossas casas, se soubermos tirar partido das suas características próprias.

Incorporar a paisagem na decoração da casa

Se tiveres a sorte de viver num sítio mesmo bonito, com uma paisagem natural, isolada, ao lado, o melhor mesmo é esquecer as cortinas, incorporar a paisagem à tua frente como se de um quadro se tratasse e tentar decorar o resto do espaço virado para a paisagem. Porque poder trabalhar ou descansar com uma vista é meio caminho andado para relaxar. Imagina-te só a fazer um bolo de laranja enquanto ouves, não os ruídos da televisão, mas o cantar dos passarinhos lá fora!

Se tens uma boa vista, o melhor a fazer é aproveitar!

Se tens uma boa vista, o melhor a fazer é aproveitar!

Tirar partido da luz

Se as tuas janelas recebem muita luz direta, a determinada altura do dia, aproveita para brincar um pouco com vitrais originais, que são uma forma muito funcional de decoração. Não ocupam espaço, não têm de ser trocados sazonalmente (como os cortinados), são de fácil lavagem e decoram com muita elegância.



Faz das tuas janelas peças de arte na tua casa!

Faz das tuas janelas peças de arte na tua casa!

Mas os jogos de luz não estão limitados aos vitrais! Com as portadas certas, podes criar combinações de luz e sombra que vão decorar não só as tuas janelas como as paredes de tua casa, quando a inclinação da luz solar assim o proporcionar! O que é preciso é que conheças mesmo muito bem a tua casa e estudes as horas a que a luz te proporciona melhores ângulos, para tirares o maior proveito deste tipo de ilusões!

Portadas interiores são outra forma de jogar com a luz e a sombra!

Portadas interiores são outra forma de jogar com a luz e a sombra!

Mas se gostas mesmo de cortinas…

… há algo que deves saber! Existe uma forma correta para as aplicar à tua casa, principalmente se queres que o espaço pareça mais alto e amplo. Na imagem abaixo, podes ver o correto (do) e o incorreto (don’t): o exemplo 1. gera uma maior desorganização e dá uma sensação de que o espaço é mais pequeno do que o exemplo 2, que resulta num espaço muito mais harmonioso!

Como aplicar cortinados corretamente.

Como aplicar cortinados corretamente.

Não te esqueças ainda que as cortinas devem variar com a estação, permitindo um visual de conforto e aconchego no Inverno e de frescura e luminosidade no Verão!

Publicado por: Diana F. em 5 Junho, 2015



Artigo anterior: « « Receitas – hambúrguer de frango com couscous | Próximo artigo: Receitas doces: naked cake de limão » »

Vê também:


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


9 − = 5